História Do Município de Água Fria
Histórico
As terras onde hoje é o atual Município de Água Fria, eram habitadas por índios tapuias, cuja aldeia foi encontrada por Padres da Companhia de Jesus, (Jesuítas) que, encantados com a fertilidade de suas terras e abundância de água e densa floresta, aqui se instalaram em meados de junho de 1562, razão pela qual, escolheram como Padroeiro São João Batista, iniciaram a catequese dos índios e iniciaram também a construção da Igreja que ainda hoje domina a paisagem e impressiona pela imponência.
Foi construída por índios domesticados e escravos vindos da África nos porões dos navios negreiros no inicio do século XVI, época em que também vieram colonos portugueses para colonizar a nova terra. Os tapuias que habitavam a terra foram dizimados pelo sertanista João Peixoto Viegas que os caçava e os marcava a ferro para o trabalho escravo nas fazendas de criação de gado, quando adquirira a sesmaria e a ocupou.
Água Fria recebeu esse nome por causa da temperatura de suas águas com a qual se abasteciam tropeiros comandados por Garcia D`Ávila com suas entradas desbravando o sertão a caminho do Piauí pela estrada real do Pindá ou estrada real dos Ávilas.
Nesse período, o lugar era sede e centro civilizado, cuja área de domínio fazia limites com a cidade de Salvador até Jacobina conforme os mapas da capitania da Bahia de todos os santos.Tinha poder e prestígio.
Na sua fase áurea, Água Fria, foi Comarca Eclesiástica do Brasil Império, a 2º do Brasil, com Foro Civil e Criminal , com Juiz Ordinário de Órfãos e Ausentes , uma Corte de Auxiliares de Justiça, muito severa e mais temida, ainda por causa da rigorosidade na aplicação do Código Criminal do Império.
Além disso, na Igreja funcionava um Colégio Jesuíta. Foi sede de Terço de Ordenança, com Cátedra de Gramática Latina, Pelourinho na Praça e Forca, além do Senado de Câmara.
No final do século XVIII, por conta do julgamento da imagem de Santo Antonio das Queimadas na sede jurídica de Água Fria, costumava-se referir ao lugar de forma pejorativa com pragas até. ?Eu te entrego a justiça de Água Fria?, que de tão rigorosa condenou ate um Santo. Na luta pela Independência da Bahia, Água Fria teve participação importante sendo representada no Conselho de Cachoeira pelo Padre Francisco Jose Miranda, Pároco da época.
Gentílico: água-friense
Formação Administrativa
Água Fria foi criada como Freguesia (Paróquia) em 11 de abril de 1718, e como Vila e Município em 1727, permanecendo nessa condição ate 1832 quando perdeu sua sede para Irará, só sendo cumpridos 10 anos depois o Embargo Imperial, em 27/05/1842, passando a ser Distrito de Irará, ficando nessa condição até ser emancipada em 13/07/1962, pela Lei nº 1.712.
Fonte: IBGE