PREFEITURA MUNICIPAL
DE ÁGUA FRIA






Saúde






Saúde

Água Fria (BA), 03 de julho de 2017

SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE ÁGUA FRIA
REF.: NOTA DE ESCLARECIMENTO

Servimo-nos da presente nota de esclarecimento para elucidar à população de Água Fria os fatos que envolvem manifestação lançada na rede social “FACEBOOK” por CRISTIANE NUNES, mencionando situação envolvendo problemas de saúde de sua avó.

No caso, referida cidadã menciona que sua avó precisaria de uma ambulância com oxigênio, pois se encontrava internada no hospital da Cidade de Irará, mas até o momento esta Secretaria de Saúde não teria adotado qualquer providência, sendo que a mesma não conseguia localizar a Secretária, SIMONE MARTINS, na secretaria ou mesmo em sua residência, sendo que esta, supostamente, não estaria atendendo suas ligações pelo celular.

De início, entendemos ser necessário esclarecer que neste caso a nossa Secretaria sequer poderia adotar qualquer providência, já que a paciente se encontra internada em unidade hospitalar do Município de Irará, que é a gestora e possui a competência para atuação perante as suas unidades de saúde,  ou seja, mesmo sendo a paciente pessoa natural de Água Fria, naquele momento ela se encontrava internada em estabelecimento de saúde vinculado ao Município de Irará e, por este motivo, apenas a Secretaria daquele Município poderia adotar qualquer providência, em seu estabelecimento de saúde.

Mesmo não possuindo esta Secretaria a competência de intervir em qualquer atendimento ou procedimento realizado em unidade hospitalar não vinculada ao nosso Município, ainda assim prontamente atendemos todas as solicitações que nos foram encaminhadas, disponibilizando o torpedo de oxigênio e uma ambulância para o transporte ASSIM QUE RECEBEMOS A SOLICITAÇÃO DE AJUDA enviada pela Secretaria de Saúde de Irará, repita-se, com competência para a atuação em sua unidade hospitalar.

Atendemos prontamente à solicitação apesar de a paciente não se encontrar sob os cuidados de nenhuma de nossas unidades de saúde por ser a mesma “filha da nossa terra”, entretanto, a nossa possibilidade de atuação nesse caso está limitada apenas a auxiliar, como estamos fazendo, a Secretária de Saúde de Irará em tudo o que for possível, sendo que a remoção da paciente depende de disponibilidade de vaga junto ao sistema de regulação, sobre o qual nem mesmo a Secretaria de Saúde de Irará possui ingerência, quiçá a nossa neste caso, já que a paciente, conforme já mencionado, sequer se encontra internada em uma de nossas unidades de saúde.

Alguns parentes da paciente, inclusive um de seus filhos, tem conhecimento de que nós da Secretaria de Saúde de Água Fria atendemos imediatamente a todas as solicitações que nos foram encaminhadas com relação à paciente em questão, entretanto, não podemos invadir a competência de uma Secretaria de Saúde de outra cidade e adotar quaisquer medidas quanto a paciente ali internado, sendo que a transferência da paciente depende de atuação da Secretaria de Saúde de Irará junto ao sistema de regulação, gerido pelo Governo do Estado, deixando claro que estamos acompanhando o caso à fazendo tudo aquilo que se encontra ao nosso alcance.

Diante das razões ora apresentadas, entendemos que a situação envolvendo a menção da nossa Secretaria na rede social “FACEBOOK”, realizada pela Sra. CRISTIANE NUNES está esclarecida, destacando que apesar de a paciente não se encontrar sob os cuidados de nenhuma das Unidades hospitalares de nosso Município, ainda assim jamais deixamos de atuar e acompanhar o caso, mas fazendo apenas o que a Lei nos permite, já que não podemos invadir a competência de atuação da Secretaria de Saúde de Irará, e assim continuaremos a agir neste caso e em todos os demais que venham a ocorrer, jamais deixando desassistidos nenhum de nossos munícipes.

Atenciosamente,

 

SECRETARIA DE SAÚDE DE ÁGUA FRIA
SIMONE MARTINS
SECRETÁRIA

 

 

 

 

PREFEITURA DE ÀGUA FRIA, FAZ ENTREGA DE CARRO PRA COMUNIDADE DE VARJOTA VISANDO O TRANSPORTE E A LOCOMOÇÃO ASSISTENCIAL NA ARÉA DA SAUDE. ESTEVE PRESENTE NO ATO O PREFEITO MUNICIPAL MANOEL POTINHA, LIDER COMUNITARIO NENEM DO ONIBUS, PRES. DA ASSOCIAÇÃO (UNIDOS DA VARJOTA) MARIVALDO, E COMUNIDADE LOCAL.

 







Rua Rui Barbosa n°10 Centro - Água Fria - BA - Prefeitura Municipal de Água Fria - Bahia | Cep: 48170-000

Tel: (75) 3294-2181